O Programa ProJovem do Município de Ipuaçu tem gerado resultados positivos entre os frequentadores. O programa atende jovens de15 a 17 anos. As aulas que são em contra turnos escolares é de segunda a sexta-feira. O ProJovem é um espaço de convivência e participação no quais são desenvolvidas reflexões e atividades praticas a partir dos tema sobre meio ambiente, cultura, esporte e lazer, saúde, trabalho e cidadania, direitos humanos sócio assistenciais, alem de oficinas de artesanato.
Débora da Silva Thomaz, orientadora social do ProJovem adolescente da reserva indígena explica que esse é o primeiro ano que o programa chega a sede a reserva indígena e que beneficia crianças que recebem o bolsa família.
Na semana passada o trabalho foi voltado ao artesanato. "Confeccionamos vasos de flores. Os trabalhos que desenvolvemos, elas levam para casa e podem vender, gerando renda para a família", explica Débora que salienta que apesar da pouca idade, muitas meninas participantes do Programa já são mães.
A maioria que frequentam o ProJovem na sede da reserva indígena são meninas, e segundo elas, nunca imaginaram aprender artesanato ou receber tantas informações. "É uma forma a mais de aprendizado que temos", revelaram.
O Programa faz parte do Governo Federal e é veiculado ao Cras de Ipuaçu onde tem uma equipe que orienta o programa com a técnica Joselha Dal Bello e a psicóloga Silvana Alberto.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu