Encerrou na manhã desta sexta-feira (3) as aulas do Curso de Massas e Panificação realizado com as mães dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Abelardo Luz. O encerramento foi marcado por um café da manhã com entrega dos certificados e caderno de receitas às participantes. O evento contou com a presença do prefeito Dilmar Fantinelli, do secretário de Assistência Social Vilmar Baumgratz e do vereador Armindo Andreis, além de servidores do CRAS e do PETI.
O curso foi realizado com 22 mulheres e as aulas ministradas durante oito sextas-feiras consecutivas, totalizando 24horas. "Todas essas mães são beneficiárias do Programa Bolsa Família e esse curso representa uma nova fonte de renda para elas. Até mesmo para fazerem as receitas em casa e proporcionar uma alimentação melhor para toda a família", enfatiza a assistente social do CRAS, Cristiane Klein.
Mais renda
A dona-de-casa Márcia de Sá tem dois filhos freqüentando o PETI na cidade e foi uma das alunas do curso. "É o primeiro curso que faço pelo PETI e gostei muito, aprendemos a fazer muitas coisas diferentes", afirma ela, que tem interesse em fazer parte da futura associação que será formada com as mulheres para incentivar a produção, a comercialização dos produtos e aumentar a renda familiar.
De acordo com a coordenadora do PETI, Tânia Lanzarini, o curso conseguiu cumprir com a sua meta e ensinou as mães a fazer vários produtos da linha de panificação e alguns tipos massas. "Nossa idéia desde o começo foi ensiná-las a fazer diversos produtos, tanto para casa quanto para venda, visando a sua auto-sustentação", explica.
O PETI de Abelardo Luz atende um total de 434 crianças e adolescentes, sendo 190 na cidade, 90 no assentamento José Maria, 80 no assentamento 25 de Maio e 74 crianças no distrito de Araçá. O objetivo do programa é efetivar os Direitos das Crianças e dos Adolescentes, oferecendo condições para o pleno exercício da cidadania.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz