You are currently viewing Alunos visitam a Casan

Alunos visitam a Casan

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Dia 05 de junho é o dia Mundial do Meio Ambiente. Para destacar esta data tão importante, a escola municipal Tereza Migliorini esta realizando um trabalho com os alunos sobre o meio ambiente. Um trabalho tão importante para que os estudantes aprendam a importância de cuidar, preservar, garantir a sobrevivência da natureza. A intenção é de que os alunos possam repassar estes ensinamentos aos seus familiares e amigos.

No dia dois de junho, os alunos da 6ª série da Escola Tereza Migliorini conheceram como funciona a Estação de Tratamento de Água, a ETA de Faxinal dos Guedes. Eles foram acompanhados pelas professoras e coordenadora pedagógica. O profissional da Casan que recebeu os alunos, Alcidir Ferrari, explicou todo o processo desenvolvido pela Casan, desde a coleta da água, tratamento e distribuição para as casas do município.

Alcidir explicou que a água de Faxinal dos Guedes é de ótima qualidade já na nascente de água. Da barragem, ela é levada até o vertedouro onde chega a água bruta. Ali ela já recebe o cal e o sulfato de alumínio, que tratam a água. A água é misturada, e será despejada nos tanques de floculação. Lá, a sujeira se transforma em flocos, e a água passa para o tanque de decantação. Ali a sujeira será depositada no fundo e a água fica limpa, indo para os tanques de filtro. No filtro, existe um carvão que vai limpar ainda mais a água. Depois disso, ela recebe o cloro e o flúor, estágio onde a água está em condições de ser consumida e é distribuída para a cidade.

No laboratório, é possível ver os níveis do reservatório de água, que abastece a cidade. Ferrari fez alguns testes que eles realizam todos os dias. Um deles é feito a cada duas horas. Com produtos específicos, eles conseguem analisar todos os níveis da água, se ela está tratada de forma adequada para o consumo da população. Com esses cuidados, a Casan garante que a água consumida é de ótima qualidade. Ele explicou ainda que, quando acontece da água sair com sujeira nos canos, não é da estação de tratamento que ela sai assim. Vários problemas podem ter ocorrido até a água sair na casa. Um cano quebrado que pode levar a sujeira, entre outros fatores.

Os alunos voltaram para a escola com um conhecimento a mais e muito importante. Agora eles sabem como a água que eles consomem em casa é tratada, garantindo assim, a saúde de todos.

Cristiane Salvi – Ascom Faxinal dos Guedes