O Governo Municipal de Abelardo Luz realizou na noite de terça-feira (31) a terceira Oficina Comunitária para levantamento de dados e diagnóstico dos principais problemas do município para elaboração do Novo Plano Diretor Municipal (PDM). o encontro reuniu membros da equipe técnica, comerciantes, empresários e moradores no salão do bairro Santa Luzia.
De acordo com o secretário de Planejamento e coordenador do Núcleo Gestor do PDM, Roberto de Biasi, Abelardo Luz necessita urgentemente revisar seu atual Plano Diretor, criado em 1989, para poder planejar o futuro da cidade para os próximos 10 anos. "São mais de 20 anos sem revisão ou adequação do Plano Diretor. A cidade cresceu e isso precisa ser revisto para atender as novas necessidades de desenvolvimento do município", explica.
Conforme o coordenador do PDM, as preposições e diretrizes do Novo Plano Diretor serão definidas com participação de toda sociedade abelardense. "Estamos finalizando a segunda fase de construção do plano com a realização de três oficinas com os moradores do assentamento 25 de Maio, José Maria e da cidade, onde levantamos as principais anseios da população", afirma.
Segundo Roberto de Biasi, os moradores são os principais beneficiados com as mudanças na legislação e deveriam participar ativamente deste processo. "A população está tendo uma oportunidade única e muitos estão perdendo essa grande chance. Todos podem propor ações para mudar e aperfeiçoar a legislação existente em relação ao uso e ocupação do solo, bem como sugerir ações para o desenvolvimento econômico do município", enfatiza.
Finalidade
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município, sendo o que define a melhor função social de cada pedaço da cidade, considerando as necessidades econômicas, culturais, ambientais e sociais. Sua principal finalidade é orientar o poder público e a iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural para a oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para toda a população.
O Novo Plano Diretor de Abelardo Luz está sendo elaborado pela empresa RZS Consultoria e Planejamento de Curitiba (PR). A previsão é concluir os trabalhos até o mês de setembro deste ano. Para ter validade, o Plano deve ser aprovado pela Câmara de Vereadores. Antes de ser encaminhado ao Legislativo para análise, discussões e posterior votação, terá que passar por audiências públicas junto à comunidade.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz