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Programas da Secretaria da Agricultura de Passos Maia ajudam os produtores

A Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico de Passos Maia desenvolve durante todo o ano diversos programas e atividades, visando beneficiar os produtores rurais do município.

Algumas dessas atividades são realizadas durante o ano todo, outras são sazonais, como é o caso da silagem, que é feita durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

No ano de 2011, a maioria dos programas está em andamento, outros já terminaram, abaixo segue uma listagem dos programas, com informações detalhadas de investimentos da Prefeitura e custo para os produtores.

Serviços de Trator e Retro Escavadeira – O serviço de retro escavadeira nas propriedades rurais de Passos Maia é utilizado para a melhoria das áreas agricultáveis e dos açudes para a produção de peixes. São aproximadamente 300 h de trabalho em 110 propriedades. O custo é de R$ 80,00 por hora, o produtor paga R$ 55,00, sendo que R$ 25,00 é recurso da Administração Municipal. São utilizadas duas retro escavadeiras traçadas para a realização dos serviços, que ocorrem entre os meses de junho, julho e agosto.

O serviço de trator de esteira é utilizado para a limpeza de áreas agricultáveis e açudes, são aproximadamente 950 h de trabalhos em cerca de 250 propriedades de Passos Maia. O custo é de R$ 153,00, o produtor paga R$ 80,00, os outros R$ 73,00 são recursos da Prefeitura. São utilizados até três tratores esteiras para estes serviços entre os meses de maio e agosto. Os dois serviços juntos somam cerca de R$ 76.000,00 de recursos da Administração Municipal.

Programa de Silagem – No programa de silagem são utilizados três tratores traçados, três ensiladeiras e os carretos basculantes. O programa atende aproximadamente 100 propriedades, sendo que o produtor paga R$ 40,00 e o custo para a Prefeitura é de R$ 65,00, portanto são R$ 25,00 investidos pela administração municipal.

O programa é realizado em meados do mês de Janeiro até o final de Março, são cerca de 600 h de trabalho das máquinas, o que totaliza cerca de R$ 15.000,00 de recursos da Prefeitura.

Serviço de Góbi (Grade aradora) – Esse programa atende cerca de 150 propriedades de Passos Maia, é realizado nos meses de março e abril para as pastagens de inverno. Durante esse período são realizadas cerca de 450 h de trabalhos, o produtor paga R$ 40,00 por hora, o custo é de R$ 65,00, portanto são R$ 25,00 de recursos da Prefeitura.

O serviço de góbi é realizado também para o plantio das lavouras de verão e pastagens anuais de verão, são cerca de 700 h de trabalho em 300 propriedades rurais de Passos Maia. Os serviços são prestados nos meses de setembro, outubro e novembro. O produtor paga R$ 40,00 por hora, o custo é de R$ 65,00, portanto são R$ 25,00 de recursos da Prefeitura.

Os dois períodos juntos totalizam mais de 1100 h de trabalho, o que significa cerca de R$ 28.000,00 de recursos da Prefeitura. São utilizados quatro tratores traçados e quatro grades aradoras góbi.

Programa de Distribuição de Dejetos Suínos – Neste programa são atendidas cerca de 20 famílias de Passos Maia, com dois a três atendimentos para cada família. A carga de trabalho durante ano chega a 250 h. O produtor paga R$ 40,00 por hora, sendo que o custo para a Prefeitura é de R$ 65,00. Esse programa é realizado durante o ano todo.

Programa de Inseminação Artificial – O programa de inseminação artificial é realizado em bovinos de leite no decorrer do ano todo. São realizados cerca de 1200 atendimentos em 150 propriedades rurais de Passos Maia. O custo para a Prefeitura é de R$ 20,00 por atendimento, entre os materiais necessários e sêmen bovino, o produtor paga a corrida e o serviço do inseminador.

Programa de Transporte e Distribuição do Calcário do Troca x Troca do Governo do Estado – Neste programa serão atendidas cerca de 180 propriedades, com transporte e distribuição do calcário, saindo do depósito da Copérdia até as propriedades rurais. No total serão distribuídas 1500 toneladas de calcário, só do programa oficial do governo. Também serão distribuídas inúmeras toneladas de calcário e adubo orgânico de aves adquiridos particularmente pelos produtores.

Este programa é o que mais necessita de infra-estrutura para o transporte e distribuição. São utilizados neste programa três caminhões basculantes truk, e um caminhão basculante toco, um trator traçado equipado com concha para carregamento do calcário e adubo e dois tratores traçados equipados com o distribuidor, para realizar a distribuição nas lavouras.

O programa geralmente dura dois meses e meio, em junho, julho e meados de agosto, totalizando mais de 500 h de trabalho dos tratores e cerca de 10 mil km de rodagem dos caminhões para o transporte.

O agricultor paga R$ 10 por tonelada de calcário transportado e distribuído, um valor mínimo que gera uma receita de R$ 15 mil reais para o município, que em contra partida tem um custo de mais de R$ 50 mil.

Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia