A Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Cidadania e da Reforma Agrária reuniram nesta quarta, dia 18, as famílias do programa de Propriedade Referência. O encontro foi realizado na Casa Colonial durante todo o dia, com palestras ministradas pelos técnicos das Secretarias e da Epagri, avaliação dos resultados entre os produtores participantes e visita a três propriedades.
O programa foi lançado há um ano, com a intenção de intensificar mais a assistência para os produtores na produção do leite, principalmente à base de pasto. A princípio foram selecionadas 21 propriedades do município, onde os técnicos passaram a prestar assistência visando desenvolver técnicas que viessem a aumentar a produtividade, sem aumentar os custos para o produtor.
Um levantamento detalhado dos resultados ainda não foi feito, mas através dos depoimentos viu-se que alguns produtores conseguiram melhorar a sua produção, graças ao melhor plantio e manejo das pastagens, orientados pelos técnicos Jair Bosetti, César Bevilacqua e Jardel Dal Bem. O objetivo da secretaria é aumentar o número de famílias participantes do programa esse ano.
O prefeito municipal Osmar Tozzo e o vice Norino Nérvis estiveram presentes no encontro, ouviram dos técnicos como está o desenvolvimento do programa e dos produtores se o acompanhamento é satisfatório e traz resultados. Para Osmar Tozzo, "nem todos que participam irão melhorar a produção, algumas propriedades podem não dar certo por vários motivos, porém uma porcentagem obtendo resultado já mostra que o programa é bom e deve ser expandido"
Para ilustrar o que foi feito, os produtores foram levados para uma visita a três propriedades que implantaram melhorias com o programa. As propriedades visitadas foram do Sr. Altair Arcari, do Sr. Antonio Peruzzo e do Sr. Leonir Gugel.
Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia