Durante o ano são realizadas três avaliações nutricionais com todos os alunos da rede municipal de ensino e este trabalho vem sendo realizado pela Nutricionista Chaiana Paula Marmentini por meio da Secretaria Municipal da Educação. Como forma de avaliar o estado nutricional das crianças são aferidos o peso e altura e posteriormente é realizado um cálculo específico. De acordo com a idade a criança é classificada como normal, acima ou abaixo do peso. Os relatórios com os valores são enviados aos pais ou responsáveis para que também acompanhem o estado nutricional de seu filho (a).
"A avaliação nutricional possibilita a verificação de desvio de peso tanto para o baixo peso quanto para excesso e acompanhamento necessário junto aos pais ou responsável, para recuperação do estado nutricional", salienta Chaiana.
Juntamente com os relatórios, os pais recebem orientações nutricionais para as crianças como evitar o consumo de bolachas recheadas, chocolates, doces, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos industrializados com baixo valor nutricional, dando preferência para frutas, verduras, cereais integrais e sucos naturais.
De acordo com a nutricionista, "os pais devem dar exemplo de uma boa alimentação sempre incentivando o consumo de alimentos saudáveis desde a infância, além de oferecerem uma alimentação diversificada, colorida e nutritiva para as crianças. Uma alimentação que não cumpra esses quesitos pode resultar, por exemplo, em aumento de peso, bem como, o risco para a desnutrição, deficiências de vitaminas e minerais, podendo provocar crescimento inadequado e fraco desempenho escolar".
Para a Secretária da Educação, Lucimar Ribeiro Lemos, "deve-se dar atenção à prevenção com desenvolvimento de estratégias preventivas para todas as idades, iniciando a prevenção desde a infância com o propósito de se ter hábitos alimentares saudáveis por toda a vida".
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu