You are currently viewing Aulas de Capoeira em Passos Maia

Aulas de Capoeira em Passos Maia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A capoeira é uma manifestação da cultura afro-brasileira, que começou a ser praticada no Brasil pelos negros africanos, e durante muitos anos foi condenada e proibida por estar vinculada a fatos e episódios da história do Brasil, como a escravidão e os regimes autoritários. Porém aos poucos foi crescendo e ganhando adeptos ilustres.

O esporte é hoje Patrimônio Histórico Cultural Imaterial Brasileiro, crescendo cada dia mais e justificando a sua importância. A prática se dá em escolas, academias e outros locais de desenvolvimento educativo e esportivo. Dessa forma, a capoeira recebe o reconhecimento das suas origens e valores históricos.

Atualmente, em Passos Maia, a capoeira está inserida no CRAS – Centro de Referência De Assistência Social, que mantém o Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens) com 40 alunos participantes, entre 12 e 18 anos de idade, e também o Projeto Peti (Programa da Erradicação do Trabalho Infantil) com 71 crianças, entre cinco e 15 anos de idade. Outras 41 crianças, que não fazem parte dos programas sociais, praticam a capoeira, totalizando 150 alunos.

O projeto teve início no mês de março de 2011, com o objetivo de desenvolver a prática cultural e desportiva da Capoeira, provendo-a como um instrumento de inclusão social e promotora de saúde física. Ele é coordenado pela Orientadora Pedagógica Vania Testa Tozzo, e as aulas são ministradas pela Professora Samira C. Dos Santos Raimundi (Aluna Graduada Narizinho) que faz parte da Cia Capoeira Volta Ao Mundo, supervisionada pelo Sr. Francisco Aloísio Teixeira Filho (Mestre Ceará).

Outra atividade ministrada pela professora Samira é as aulas de dança, que fazem parte do Projeto Saber Viver, no qual participam 15 alunas do Projeto Geração Jovem, uma turma infantil com 10 alunas, o grupo de dança ART OFF DANCE com 10 alunos, e também o projeto Terceira Idade Sorrir com 40 idosos, totalizando 65 alunos.

Jarbas Ritter de Ramos – Ascom Passos Maia