You are currently viewing Equipe de Vacinação de Vargeão visitam comunidades para aplicação da Vacina contra a Influenza

Equipe de Vacinação de Vargeão visitam comunidades para aplicação da Vacina contra a Influenza

A Secretaria de Saúde de Vargeão iniciou na segunda-feira (25), o roteiro para aplicação da vacina contra a influenza que vai beneficiar uma parcela maior da população neste ano. Além dos idosos, também serão vacinados indígenas, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacinação vai prevenir contra as gripes "comum" e Influenza A, causada pelo vírus H1N1.

Além da equipe de vacinação percorrer todas as comunidades interioranas do município indo à busca do público alvo que deve receber a vacina, a Unidade de Saúde Central de Vargeão também esta realizando a vacinação na sede do município, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

A Secretária de Saúde de Vargeão Sonia Bodanese, explica que o vírus influenza (causador da gripe) é extremamente mutável, o que determina a necessidade da vacinação anual. O cruzamento de vários tipos de vírus, inclusive de origens animal e humana, é responsável pelo surgimento de pandemias. "Por isso é importante imunizarmos o maior número possível de pessoas. Quanto mais ampla a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus entre a população", completa a Secretária.

Segundo dados repassados pela secretaria de saúde, em Vargeão deverão ser vacinados 74 crianças de 6 a 23 meses, 49 gestantes, 504 idosos e 37 profissionais da saúde.  O dia Nacional de Vacinação contra a Influenza, conhecido como o dia D da Campanha será realizado no sábado (30) e o Posto de Saúde vai estar aberto o dia todo sem fechar ao meio dia.

Sobre a gripe

A gripe se manifesta cerca de 24 a 48 horas após o contato com uma pessoa doente. Um adulto pode transmitir o vírus influenza desde um dia antes de apresentar os sintomas até sete dias após o início das manifestações clínicas. Já crianças e pessoas imunodeprimidas transmitem o vírus por muito mais tempo. As pessoas costumam confundir gripe e resfriado, mas são dois quadros diferentes. O resfriado não costuma causar febre e outras complicações e dura até uma semana, já a gripe pode levar à febre alta, fortes dores pelo corpo e complicações mais graves, como até mesmo a pneumonia. Por isso, a prevenção contra a gripe é fundamental.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão