Essa já é a 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que inicia hoje (25) e segue até 13 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde comemora o resultado do ano passado onde foi atingido o número de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde.
Para este ano, além de idosos e populações indígenas, deverão ser imunizadas crianças entre 6 meses e 2 anos, gestantes e profissionais da saúde.
Segundo as técnicas de enfermagem Maria Bordignon e Inês Guisso, a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
O Ministério da Saúde orienta que para a vacinação de crianças, é que os pais levem seus filhos duas vezes aos postos de vacinação, para a aplicação de meia dose em cada vez. As crianças devem retornar ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada a segunda dose.
O Secretário Municipal de Saúde Jose Leonir explica que a vacina é segura. "Só não devem ser imunizadas pessoas com alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes da vacinação", esclarecer o Secretário.
Roteiro de vacinação para o Município de Ipuaçu:
Dia 27 de abril:
8h30min: Samburá
10h: São Francisco
10h15min: São Miguel
10h45min: Vista Alegre
11 h: São João
13h15min: Bela Esperança
14h: Toldo Velho
15h: Centro de Múltiplo uso
Dia 30 de abril é o dia D de vacinação contra a gripe. A unidade de Ipuaçu estará aberta das 8h às 17h sem fechar ao meio dia. A vacinação vai até o dia 12 de maio no Posto de Saude de Ipuaçu no horário de expediente diurno.
Roteiro de vacina para a reserva indígena (durante todo o dia):
28 de abril: Serro Doce
29 de abril: Serrano
02 de maio: Baixo Samburá
03 de maio: Água Branca
04 de maio: Fazenda São José
05 e 06 de maio: Pinhalzinho
09 de maio: Olaria
10, 11 e 12 de maio: sede da reserva indígena.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu