Nesta segunda-feira (18) a Escola Romildo Menegatti parou suas atividades por cerca de 15 minutos para um momento muito especial. Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, alunos, professores e funcionários participaram da "Parada da Leitura". Todos adotaram um livro e praticaram leituras diversificadas.
A ação também marcou o lançamento oficial da edição 2011 do "Projeto Sacola da Leitura". O evento abriu com a apresentação dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo que entregaram livros e interagiram com as crianças. Os estudantes também foram incentivados a contar histórias que aprenderam lendo em casa.
A diretora Marciane Maciel explica que toda segunda-feira todos os setores da escola vão parar durante 15 minutos como incentivo ao hábito da leitura. "A idéia é formar novos leitores a partir do exemplo dos professores, funcionários e dos próprios colegas que estarão envolvidos na mesma atividade", ressaltou.
Sacola da Leitura
O projeto Sacola da Leitura surgiu com o propósito de despertar o interesse dos alunos pela literatura a partir do envolvimento da família. "O aluno recebe uma sacola com diversos livros e escolhe a história que mais gostou para ler em casa junto com seus pais. Depois ele preenche uma ficha de leitura e quando concluir o livro é incentivado a contar a história aos colegas em sala de aula", explica a orientadora pedagógica Neli Zandoná.
Monteiro Lobato
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, o criador da literatura infantil no Brasil. O autor Monteiro lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e escreveu diversas histórias infantis. A mais famosa delas é o "O Sítio do Pica-pau Amarelo", cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz