Funcionário de uma cooperativa há três anos, Juliano Batista vai usar o tempo livre, no período da noite, para aprender uma nova profissão. Ele será aluno do curso de pedreiro que a prefeitura de Ponte Serrada, através da Secretaria de Assistência Social, começa a oferecer, gratuitamente, a partir desta semana.
Na noite desta segunda (11), o prefeito Antoninho Rossi, a secretária de Assistência Social Zélia Catto Rossi e as colaboradoras do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) reuniram os futuros alunos para apresentar os quatro cursos que serão disponibilizados, pedreiro, preparação para o trabalho e mecânica para homens e mulheres. O curso de preparação para o trabalho tem como público alvo os alunos do Programa Projovem, os demais foram abertos a participação da comunidade.
"Estes cursos são resultado de um grande esforço que estamos fazendo para dar esta oportunidade a vocês e para preparar a mão de obra local, valorizando o nosso povo", disse a secretária Zélia. O prefeito Antoninho Rossi lançou um estímulo aos alunos ao afirmar que irá contratar os dois melhores alunos de cada turma. "Temos necessidade de mão de obra nestes setores e gostaria de poder ajudar a quem realmente demonstrar interesse e se dedicar".
Proprietário de uma chapeação, André Tobias se inscreveu para o curso de mecânica e vê nesta oportunidade, a possibilidade de ampliar os serviços oferecidos em sua empresa. "É uma ótima oportunidade e sendo de graça, melhor ainda". Para disponibilizar os cursos, a prefeitura firmou uma parceria com a empresa Megatraining Centro de Formação e Capacitação, de Chapecó. Todas as aulas já terão início esta semana.
Outros cursos: já estão andamento outros dois cursos oferecidos pela Secretaria de Assistência Social. Através de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego, um curso de Técnicas em Administração e outro de Informática estão em pleno funcionamento. Os dois cursos também são gratuitos.
Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada