Com a falta de creches do município, a secretaria de Educação de Abelardo Luz abriu espaços alternativos para conseguir atender a demanda. Com isso criou 200 novas vagas, em período parcial, usando a estrutura existente nos atuais Centros de Educação Infantil.
As novas turmas foram criadas no Centro de Educação Pequeno Príncipe (Centro), no bairro Shalon e no bairro Vila Ceres. "A procura sempre foi muito grande. Resolvemos aproveitar melhor esses espaços para ampliar o atendimento, beneficiando diretamente as mães que precisam trabalhar e não tinham com quem deixar os filhos", explica a secretária de Educação Iraci Chiquelero.
Antes da criação dos espaços alternativos, o município dispunha de uma única creche pública, a Creche Um Sonho A Mais, localizada no bairro Alvorada, que atende 32 crianças, de 0 a 2 anos. "Com as novas turmas também colocamos um auxiliar de ensino em cada creche para ajudar a atender os novos alunos", ressalta.
Mais vagas
O número de vagas nas creches do município deve dobrar nos próximos meses quando entrar em funcionamento a creche do Proinfância, no bairro Santa Luzia, cujo mobiliário já está sendo licitado. A creche é uma obra do Governo Federal em parceria com o Município, construída com recursos do FNDE. O investimento total é de R$ 1,3 milhões de reais e tem capacidade para atender 224 crianças em período integral.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz