Aconteceu na última sexta-feira (1º) a primeira aula do curso de panificação oferecido às mães dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Abelardo Luz. As aulas acontecem na sede do programa no bairro Alvorada e conta com a participação de 21 mulheres.
As participantes foram divididas em duas turmas e freqüentam as aulas todas as sextas-feiras de manhã, das 8h às 11h, e no período da tarde, das 13h30 às 16h. As aulas têm duração de três horas em cada período e serão ministradas durante oito sextas-feiras consecutivas, totalizando 24 horas.
De acordo com a coordenadora do PETI, Tânia Lanzarini, o curso busca a profissionalização das mães com objetivo de oferecer um meio de geração de renda as famílias atendidas. "No curso vamos ensinar a fazer toda linha de panificação e massas. A idéia é criar um grupo ou associação para fomentar a produção e para que as mães tenham um espaço para comercializar os produtos e ter renda própria", explica.
O PETI de Abelardo Luz atende 434 crianças e adolescentes, sendo 190 na cidade, 90 no assentamento José Maria, 80 no assentamento 25 de Maio e 74 crianças no distrito de Araçá. O objetivo do programa é efetivar os Direitos das Crianças e dos Adolescentes, oferecendo condições para o pleno exercício da cidadania.
As crianças atendidas estão na faixa etária de 5 a 15 anos e participam de atividades sócio-educativas no horário em que não estão na escola. Entre as atividades oferecidas estão a recreação, teatro, musicalização, educação física, pintura, brinquedoteca, passeios culturais, acompanhamento escolar e alimentação balanceada com café da manhã, almoço e lanche.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz