Com o objetivo de chamar a atenção para os riscos da dengue, a Secretaria da Saúde de Xaxim realizou hoje uma reunião, onde foram convidados representantes de entidades, clubes de serviço, profissionais de saúde, diretores de escola e autoridades com objetivo de alertar as pessoas as cuidados com a dengue. Na ocasião, o médico infectologista Hugo Noal apresentou dados da doença em Santa Catarina e alertou para a necessidade de, efetivamente, fazermos a prevenção e orientação às equipes de saúde quanto ao diagnóstico.
A doença já se manifestou em estados e municípios vizinhos. A Vigilância Sanitária tem 81 armadilhas que são verificadas semanalmente, além de vários pontos de risco. A secretária de Saúde, Leonora Vidal Spiller, salientou a preocupação da administração, reforçou a importância da educação como forma de prevenção e sugeriu a realização de um dia de mutirão, como forma de alertar a população sobre o problema.
A proposta foi bem aceita pelos participantes presentes, porém como diversos representantes não compareceram, verificou-se a necessidade de novo contato para que a adesão ao evento seja grande. Foram sugeridas atividades nas escolas, orientações aos médicos das unidades de saúde, bem como, por sugestão do presidente do CDL, Fábio Moschetta, convidar os escoteiros e blocos de carnaval para participarem do mutirão. Logo após estes contatos, a data do mutirão será agendada.
Estiveram presentes representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CDL, Escola Estadual Gomes Carneiro, Escola Estadual Neusa Massolini, Escola Básica Municipal Vila Tigre, Vigilâncias Epidemiológica s Sanitária, diretor clínico e técnico da secretaria de saúde, bem como funcionários e a secretária da saúde.
Texto: Ricardo Dalla Riva