Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, foi lançado oficialmente na noite desta terça-feira (29), em Abelardo Luz, o "Poupança Verde", Programa Municipal de Desenvolvimento Florestal Sustentável. Mais de 200 pessoas, a maioria pequenos produtores rurais, assistiram a palestra de lançamento com o engenheiro agrônomo Pedro Frâncio Filho, especialista em fomento florestal e sistemas agrossilvipastoris.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Abelardo Luz, Dilmar Antonio Fantinelli, o secretário de Agricultura, Avelino Andretta, o vereador Valdecir Teston e o diretor da Folem Indústria e Comércio, Amarildo Paolazzi, empresa parceira no projeto. Também estiveram presentes representantes da Epagri, Cooptrasc, Coopeal, MST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, cooperativas e alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto de Federal Catarinense (IFC) de Abelardo Luz.
O agrônomo Pedro Frâncio Filho falou sobre os potenciais benefícios socioeconômicos e ambientais da implantação de sistemas agrossilvipastoris na agricultura familiar. Segundo ele, é possível aumentar a renda do pequeno produtor rural de modo sustentável combinando o plantio de espécies florestais com espécies agrícolas ou criação de animais numa mesma área, mas de maneira simultânea ou escalonada. "As árvores não competem com a lavoura e a criação de animais desde que plantadas de forma adequada e planejada. Para isso, vamos fornecer os cursos de capacitação técnica com todos os produtores", explicou.
Como funciona
O "Poupança Verde" tem como propósito a diversificação das atividades na agricultura familiar e a complementação da renda dos agricultores, incentivando o plantio sustentável de espécies florestais em áreas não cultiváveis de grãos. O programa atuará em três frentes de produção: eucaliptos (1ª etapa), árvores nativas (2ª etapa) e frutíferas (3ª etapa).
Toda madeira de eucalipto produzida dentro do programa já tem venda garantida e será adquirida pela empresa Folem, com sede no município de Enéas Carneiro (PR). Hoje o preço do metro cúbico pago ao produtor está em R$ 45 reais. "Será pago sempre o valor futuro", garantiu Frâncio Filho.
Cadastramento
Os interessados em participar do programa devem efetuar cadastro junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Abelardo Luz. As mudas e os cursos de capacitação serão fornecidos gratuitamente aos produtores. As aulas serão teóricas e práticas tendo início já no dia 26 de maio em local a ser definido.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz