You are currently viewing Ponte Serrada terá vereadores mirins

Ponte Serrada terá vereadores mirins

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Através de uma iniciativa da Secretaria de Educação e departamento de meio ambiente, Ponte Serrada terá vereadores mirins. O projeto Câmara de Vereadores Mirin foi apresentado esta semana para alunos da escola Belermino Victor Dalla Vechia e também para alunos da escola Dom Vital. Nos próximos dias o projeto será lançado também na escola Antônio Paglia, Tancredo de Almeida Neves e Ubaldino de Araújo de Araújo Bello. Cada escola irá eleger seus representantes de acordo com o número de alunos regularmente matriculados.

Na apresentação do projeto nas escolas, a juíza da comarca de Ponte Serrada, Janiara Maldaner Corbetta explica que o processo eleitoral seguirá todos os passos de eleição convencional, com entrega dos títulos eleitorais, inscrição dos candidatos nas convenções, período de campanha, eleição e posse. Os vereadores mirins também vão desempenhar as funções legislativas. "As crianças são o nosso amanhã, é através delas que nós vamos conseguir um futuro melhor tanto para nossa sociedade quanto para as futuras gerações", disse Janiara.  

A secretária de Educação Mariza Lopes Pimentel parabenizou o idealizar do projeto, o diretor de meio ambiente da prefeitura Sandro Pereira. Segundo ela, a iniciativa tem como objetivo de fazer com que as crianças e adolescentes despertem para a cidadania, para a importância de serem cidadãos ativos, para os valores, direitos e deveres. O Ficha Limpa também vai valer neste processo eleitoral, sendo que qualquer registro negativo feito na agenda do aluno neste ano ou no ano anterior irá impedi-lo de candidatar-se.   

O idealizador do projeto Sandro Pereira diz que serão eleitos nove vereadores mirins, sendo três da Escola Dom Vital, dois da escola Belermino, dois da escola Antônio Paglia, as unidades Ubaldino Bello e Tancredo Neves terão um representante de cada. "Os eleitos irão se reunir uma vez por mês na Câmara de Vereadores para apresentar seus projetos e buscar a aprovação dos mesmos". O mandato terá validade de um ano. A iniciativa também conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Ponte Serrada.      

Adriana Panizzi – Ascom Ponte Serrada