A Secretaria Municipal de Saúde de Ipuaçu participou do Prêmio Brasil Sorridente 2011. Esse é o primeiro ano em que o município se escreve.
O projeto premiou municípios verificando alguns critérios como número de habitantes x número de cirurgiões-dentistas da rede pública x carga horária mensal comprovado através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ou vínculo de prestação de serviços; relação entre equipes de Saúde Bucal e equipes do Programa de Saúde da Família e a cobertura populacional alcançada pelas mesmas no município; menor índice epidemiológico de cárie dentária em escolares até 12 anos, obtido de acordo com as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde); o que apresentar maior população com acesso ao sistema público de abastecimento de água fluoretada com acompanhamento do teor de flúor (heterocontrole) entre outros.
Os municípios foram divididos em grupos com até 50 mil habitantes, municípios de 50 mil a 300 mil habitantes e o terceiro grupo cidades acima de 300 mil habitantes.
A equipe odontologia de Ipuaçu conta com quatro dentistas incluindo duas equipes de Estratégia da Saúde da Família, duas equipes de Agentes comunitárias de Saúde, duas de Saúde Bucal tipo I, que abrangem 7.172 habitantes cadastrados, sendo 1.990 famílias cadastradas, tendo cobertura de 100% da população. Os centros de atendimento estão descentralizado na cidade com dois consultórios, nas comunidades de Toldo velho, Samburá, Pinhalzinho e Sede Reserva Indígena.
De acordo com a dentista Lidiane Burin, foi realizado um projeto com vários levantamentos na área odontológica para participar. "Esse ano não ficamos colocados para receber prêmios, mas já estamos nos organizando para participar em 2012", afirma a dentista.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu