Em Xaxim, a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde através das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, está atenta ao problema da dengue no município e colocaram cerca de 80 armadilhas, com visitas semanais aos pontos de coleta de amostras em 30 pontos estratégicos e duas inspeções com visitas ao cemitério, totalizando 320 visitas no mês de janeiro deste ano.
Foram enviadas para análise em laboratório quatro tubitos, contendo oito larvas suspeitas de serem do mosquito Aedes aegypti, mas todas as oito analises foram negativas larvas deste tipo de mosquito transmissor da dengue.
O período médio de incubação do vírus da dengue é entre cinco e seis dias, geralmente é só a partir desses dias que os sintomas doença começam a se manifestar no corpo, mas quase em todos os casos os sintomas aparecem a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito.
A prevenção é a principal arma de combate contra a Dengue, e as orientações são de suma importância para que esta doença, que já se manifestou na região, não se manifeste também em Xaxim. Os cuidados com água parada são essenciais, tais como; colocar areia nos pratos das plantas, lavar os potes de água dos animais com uma escova pelo menos uma vez por semana, deixar os depósitos de água sempre tampados, guardar as garrafas com o gargalo para baixo, guardar os pneus secos e cobertos ou preenchidos com areia são alguns dos cuidados principais.
Existem dois tipos de dengue, a clássica e a hemorrágica. A chamada dengue clássica na maioria dos casos não apresenta grandes problemas além de febre e dores, pois os próprios glóbulos brancos são capazes de eliminar a virose. Já a dengue hemorrágica pode até matar e só ocorre nos casos reincidentes da doença. Isso porque existem quatro tipos diferentes do vírus da dengue: quem é infectado por um deles desenvolve anticorpos permanentes contra esse tipo específico, mas continua vulnerável aos demais.
Texto: Ricardo Dalla Riva