"Agora tenho luz em minha casa. Posso comer tudo fresquinho e assistir a minha novela", comenta a dona de casa Zenaide de Oliveira. Dezesseis famílias da Comunidade de São Cristovão, área indígena de Ipuaçu, receberam esse ano energia elétrica nas casas.
A alegria esta na expressão de cada morador da comunidade. "Agora tenho outra vida", garante Zoraide de Oliveira que é casada e tem três filhos. Ela explicou que tinha que comprar poucos alimentos para não estragar "já fiz economia e vou comprar a minha geladeira", diz ela.
No último sábado (19), o Prefeito Municipal Denilso Casal, Vice-prefeito Cesamar Orlandi, secretários e vereadores estiveram na comunidade inaugurando a iluminação. Em uma confraternização, o prefeito falou do empenho da administração para garantir que mais uma comunidade tivesse energia elétrica: "trabalhamos para que todas as pessoas tenham uma vida melhor. Agora garantimos que mais famílias possam ter melhor qualidade de vida".
As famílias receberam luz através do Programa do Governo Federal Luz para Todos. "Além de levar energia à população rural, o programa favorece a permanência das famílias no campo", avaliou o prefeito. Com a chegada da energia, as famílias puderam adquirir eletrodomésticos e outros produtos, o que permite o aumento da renda, a melhoria do saneamento básico, da saúde e da educação, fortalecendo o capital social dessas comunidades.
"Muita coisa mudou depois da chegada da luz. Primeiro é a qualidade de vida para minha família, pois hoje podemos usar a geladeira que esta em minha casa há algum tempo. Pra quem vivia no escuro, a vida mudou cem por cento", ressaltou Zenaide de Oliveira.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu