A equipe de saúde do município de Vargeão está há vários meses intensificando as atividades voltadas ao combate do mosquito Aedes Aegypti, o famoso inseto transmissor da dengue, doença que pode ser fatal caso não seja diagnosticada precocemente. Para verificar se há larvas do mosquito no município, a equipe realiza visitas periódicas nos locais chamados de armadilhas e pontos estratégicos, com o propósito de acompanhar a movimentação do inseto que pode estar visitando Vargeão e deixando suas marcas por aqui.
Visando sérias estratégias de combate ao Aedes Aegypti, o Departamento de Vigilância Sanitária saiu a campo no último sábado para distribuir panfletos exemplificativos de como evitar a criação e proliferação do inseto. O sábado ficou conhecido como o dia D da campanha pela prevenção à dengue em Vargeão, onde além das visitas domiciliares, foram feitas também em alguns momentos em frente à Secretaria Municipal de Saúde, uma mobilização com parada de automóveis para a entrega dos panfletos e de uma sacola ecológica com dizeres voltados a prevenção da dengue.
O prefeito Amarildo Paglia também aderiu à campanha de combate a dengue e auxiliou a equipe no momento da entrega dos panfletos e sacolas, e enfatizou que ações como esta produzem efeitos mais rapidamente porque fazem com que as pessoas que são atingidas por essas campanhas, também se sintam obrigadas a fazer a sua parte.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão