Nos dias 11, 12 e 13 de novembro 40 educadores das escolas do campo de Passos Maia participaram do 3º Encontro Estadual dos Educadores da Reforma Agrária no Assentamento José Maria em Abelardo Luz – SC.
Nesse encontro organizado pelo Movimento Sem Terra – MST foram debatidos diversos assuntos relacionados à realidade da educação brasileira e em específico a Educação do Campo. Também foi pauta de debate a conjuntura brasileira e o papel da educação na sociedade em que vivemos. Palestraram no encontro doutores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e vários professores de escolas do campo dos três Estados do Sul do Brasil que apresentaram suas experiências construídas em escolas do campo de ensino fundamental, médio e escolas itinerantes de acampamento.
De acordo com o Secretário de Educação Eloir José de Souza, foram momentos de grandes debates e reflexões sobre uma educação voltada para os interesses do campo e com as especificidades que o campo possui, "pensamos que só com formação continuada e muito investimento econômico é possível evoluir e garantir a qualidade da educação independente se a escola está localizada no campo ou na cidade", salientou o Secretário que também participou do encontro junto aos professores municipais.
Giovani Wilmsen – Ascom Passos Maia