Ontem (21) as agentes municipais de saúde receberam treinamento sobre problemas ortopédicos gerados por alterações posturais e como prevenir.
A fisioterapeuta tatiani mottin explicou que o objetivo do treinamento foi de que ocorra a divulgação através dos profissionais da saúde de uma educação postural de forma correta: "muitas vezes a pessoa com problemas ortopédicos não consegue chegar até o serviço de fisioterapia oferecido na unidade de saúde e, em alguns casos, apenas a orientação ajuda a solucionar problemas", disse Tatiani.
segundo a fisioterapeuta, a má postura, calçados inadequados e o sedentarismo são alguns dos fatores que podem ser prevenidos com a atuação de um profissional competente da fisioterapia. em vista a necessidade da prevenção e reabilitação dos problemas posturais de toda a população do município, a fisioterapia torna-se indispensável para a melhora da qualidade de vida destes.
os desequilíbrios posturais e como conseqüência as síndromes dolorosas, variam de acordo com o modo de vida de cada indivíduo e também dependem da conscientização corporal que cada um trás consigo.
A fisioterapeuta relata sobre uma pesquisa feita por tanner, onde, aproximadamente 30% da população sofrem normalmente de dores nas costas, mas não procura ajuda médica; 25% da população atravessa a vida sem sentir dores nas costas; apenas uma minoria que sofre de dor, está recebendo tratamento para essa condição e cerca de 40% terão, ou já tiveram dores nas costas, mas não sofrem com isso agora.
"Torna-se importante a conscientização do indivíduo do que seria uma postura correta e qual a melhor maneira de se estar minimizando todo o esforço pelo qual o corpo é submetido nas infinitas atividades diárias, pois a prevenção é a melhor alternativa" afirma Tatiani.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu