Abelardo Luz aderiu ao Programa de Intervenções Viárias (Provias) do Governo Federal. A cerimônia de assinatura do contrato, no valor de R$ 1.250.000,00, ocorreu, na noite desta quinta-feira (7), na sede social da AABB, com a presença do prefeito Dilmar Fantinelli, do gerente do Banco do Brasil, Silvio Pinho, vereadores, secretários municipais, representantes da CDL e funcionários do banco. O objetivo do programa é financiar a aquisição de novas máquinas e equipamentos para o município.
O ato contou ainda com a presença de alunos do Programa AABB Comunidade, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal, que atende cerca de 100 crianças com atividades educativas, esportivas e culturais. Um grupo de crianças do projeto abrilhantou o evento com apresentações de flauta e canto coral.
O gerente Silvio Pinho ressaltou a importância das parcerias do Banco do Brasil com o município de Abelardo Luz, destacando alguns dos projetos em andamento como o Programa AAB Comunidade, o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável, PRONAF e, agora, o PROVIAS, além de outros. "Esperamos que o recurso seja bem utilizado e que melhore as nossas estradas, porque dependemos delas para escoar essa grande produção que tem em Abelardo Luz", ressaltou.
O recurso vai suprir a carência do município em investimentos com novas máquinas e auxiliar na renovação e ampliação da frota municipal, possibilitando melhorar o serviço prestado as comunidades do interior e também da cidade. "Somos o maior município do estado em extensão de estradas vicinais com 4,5 mil quilômetros. Quando assumimos a maioria das máquinas estavam sucateadas. Mas em um ano e nove meses conseguimos comprar diversos equipamentos novos e até o fim do ano vamos chegar a 14 máquinas no total. Estão pra chegar mais duas retroescavadeiras do Governo Federal, além de outras quatro que iremos comprar com o Provias", destacou.
Com o Provias, o município pretende adquirir uma motoniveladora, uma pá-carregadeira e mais dois caminhões caçamba. O valor do financiamento será quitado em até 48 vezes, com seis meses de carência. "Com todas essas máquinas vamos poder fazer estradas e acessos de melhor qualidade em todo o município. Nossa meta é iniciar fazendo um trabalho completo com bueiros secos, alinhamento, curvas de nível e cascalhamento em cinco estradas principais: estrada da produção, do Araçá a 25 de Maio, além dos acessos à Clevelândia, São Domingos e Ouro Verde", afirmou Fantinelli.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz