Cerca de 38 professores do primeiro ao quarto ano, da rede municipal de ensino, estiveram reunidos nesta semana para a preparação de aulas para o bimestre . Segundo a Coordenadora Pedagógica, Janete Gonçalves, esta é uma prática em que os professores tem a oportunidade de trocar idéias, receber sugestões, dicas, trocar informações entre as escolas. "Além disso, a coordenação pedagógica pode dar maior subsídio dos conteúdos que serão trabalhados", explica.
Os professores também observam o nível de escolaridade dos alunos de cada estabelecimento de ensino. O trabalho nas escolas é realizado por meio de projetos onde posterior, o professor trabalha em sala com os alunos através de oficinas. Neste ano o tema é fábulas que serão abordadas com leituras, vídeoas, troca de informações. O trabalho que será realizado é com material reciclável.
"Queremos resgatar a importância de ler e viver a literatura infantil. A criança tem que fazer parte da literatura", comenta.
A proposta dos encontros é ainda de repensar a prática do professor em sala de aula, para contribuir na melhoria do ensino aprendizagem e posterior, no crescimento do aluno.
Para a professora Jussara Reis que trabalha há 12 anos como professora, este é um momento importante, principalmente pela troca de idéias. "A gente para refletir e tornar as atividades mais lúdicas. No corre corre do dia a dia a gente não tem esse tempo e aqui a gente tem", destaca.
Já Marilete Giareton, trabalha a 16 anos em sala de aula e comenta que este processo enriquece as aulas de todos os professores. "A troca de idéias que tem entre os professores é fantástica. Isso vem enriquecer as nossas aulas. Cada um pensa de uma maneira e assim trocamos idéias", finaliza.
Janaína Mônego – Ascom Faxinal dos Guedes