A Secretaria Municipal de Saúde de Vargeão retomou na ultima semana os encontros com as pessoas que integram os grupos de Hipertensos e Diabéticos no município, através das enfermeiras Sônia Bonan, Josiane Petrikoski e a Farmacêutica e Bioquímica Viviane Zardinello. Nestes primeiros encontros a equipe esta repassando todas as informações coerentes às complicações de cada doença, e fazendo um acompanhamento dos pacientes com a aferição da pressão arterial, analisando a massa corpórea através da medida de altura, peso e a circunferência abdominal.
Para um melhor controle da ingestão dos medicamentos de uso contínuo pelos portadores de doenças crônicas, a Secretaria de Saúde através da administração do município, entregaram uma bolsinha dividida em três compartimentos com cores diferentes. As cores e os compartimentos diferentes representam os três turnos do dia, onde na cor amarela tem um desenho do sol, e esta escrito manhã para que sejam colocados os remédios a serem ingeridos pela parte da manhã, a cor vermelho representa o meio dia e a tarde, e a noite esta representada pela cor preta com o desenho da lua.
Segundo a Farmacêutica e Bioquímica Viviane Zardinello, "o objetivo desta iniciativa é aumentar a adesão ao tratamento medicamentoso, principalmente aos pacientes que não sabem ler, e aos idosos que fazem uso de vários fármacos, os quais são alvos de erros na administração, devido as suas limitações físicas, psíquicas entre outras, fazendo com que os medicamentos sejam ingeridos de forma errônea podendo não atingir os efeitos terapêuticos esperados ou ainda, sofrer reações adversas graves ou até mesmo fatais", salienta a Farmacêutica.
A farmacêutica esta orientando ainda aos pacientes sobre os cuidados no momento de guardar as bolsinhas, que segundo ela devem ser colocadas em locais adequados, longe do calor, da luz e da umidade, para que os medicamentos não percam suas propriedades e com isso diminuindo sua eficácia. As vantagens dos bons cuidados e a forma correta de ingerir os medicamentos garantem uma pressão sanguínea e diabetes controladas com consequentes melhoras na qualidade de vida dos pacientes.
No decorrer dos próximos encontros, as equipes de saúde através da educação em saúde vão proporcionar junto aos grupos, conhecimentos através de palestras que vão ser repassadas por vários profissionais da área, abordando temas diversos que venham a contribuir também com a adoção de hábitos saudáveis, despertando no usuário a sua parcela de responsabilidade para que seu tratamento obtenha sucesso, cuidando de sua própria saúde.
Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão