You are currently viewing Semana Farroupilha é comemorada com festividades em Passos Maia

Semana Farroupilha é comemorada com festividades em Passos Maia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O mês de Setembro é especial para todos os gaúchos, residentes no Estado do Rio Grande do Sul ou não, que ainda vivem nos pagos ou se debandearam para outras querências deste Brasil afora. Neste mês comemora-se aniversário da maior revolução armada que o nosso país já viveu. No dia 20 de Setembro de 1835, na Ponte do Azenha, em Porto Alegre, Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, começava a Guerra dos Farrapos, ou a Revolução Farroupilha, com os republicanos (Maragatos) fazendo uma emboscada para os conservadores (Chimangos).

O motivo predominante que desencadeou a rebeldia dos gaúchos para o império era o aumento das taxas de importação do sal deixando o seu principal produto, o charque (couro), mais caro, sendo mais barato para os fazendeiros mineiros o comprarem lá fora, nos países latinos, tal produto importante na alimentação dos escravos que trabalhavam nas plantações de café – na época, principal produto de exportação brasileiro.

Mas voltando ao nosso estado, muitos foram os tradicionalistas que festejaram a semana de aniversário do fim da guerra no município de Passos Maia. Quatro dias de muitas festas reviveram os anos passados relembrando os confrontos e comemorando a paz e a confraternização após o término dos combates sangrentos. A programação farroupilha iniciou na terça-feira 14, e encerrou-se na sexta-feira 17, todos os dias com cardápios diferentes que reuniram centenas de pessoas ao lado do centro comunitário paroquial. Na terça-feira foi servido uma comida mineira, conhecida como "entrevero", na quarta-feira foi servido Ovelha Atolada, na quinta-feira uma deliciosa feijoada e para encerrar as comemorações, na sexta-feira foi servido ovelha assada a todos os presentes.

Durante os quatro dias, a Associação Amigos do Cavalo, Associação Parque das Araucárias e o CTG Bebedouro das Tropas, estiveram preparando as atividades juntamente com o Departamento de Cultura da Prefeitura de Passos Maia em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo o prefeito Osmar Tozzo as festividades evidenciam a tradição gaúcha acesa nos corações catarinenses principalmente em nosso município onde o tradicionalismo se fez mais forte na ultima semana, "sem dúvida alguma sempre apoiamos e vamos continuar dando apoio ao tradicionalismo em nosso município, criando meios de valorizar esta cultura e manter acesa a chama da tradição. O poder público sempre foi parceiro e desta vez não foi diferente, viabilizamos o espaço físico para as comemorações e sempre demos suporte a todas as atividades da Semana Farroupilha", abordou.

Entre os quatro dias, mais de 500 pessoas participaram das atividades e saborearam o cardápio servido. Os valores dos ingressos para os três primeiros dias foram de apenas cinco reais e para a sexta-feira no encerramento das festividades com as três ovelhas assadas, o valor ficou em dez reais. Segundo os presidentes das entidades, o evento não objetivou lucratividade, e sim um momento de confraternização.

Giovani Wilmsen – Ascom Passos Maia