Passos Maia foi um dos 34 municípios catarinenses com menos de 50 mil habitantes contemplados no inicio de 2010 para receber os recursos do Programa "Minha Casa Minha Vida" e assim construir mais 30 novas unidades habitacionais de caráter social no município. Depois do todo processo de seleção dos mutuários, formulação de laudos sócios econômicos, e envio de documentações para aprovação pela Companhia de Habitação de Santa Catarina – COHAB, vinte e seis famílias tiveram seus nomes aprovados para serem atendidos pelo programa e assinaram na última nesta semana os contratos com a COHAB que é o órgão responsável pela execução do programa no estado.
No município são mais de 150 famílias inscritas para conseguir a sua casa própria. O prefeito Osmar Tozzo, enfatizou que embora a procura das famílias para ter acesso à moradia seja grande, o município só pode fazer a sua parte se contar com a parceria dos governos estadual e federal, "em nossa administração procuramos dar atenção especial a esta problemática que é vista não apenas em Passos Maia, mas em todas as cidades e pelo mundo inteiro, e nós aqui estamos tentando fazer a nossa parte, buscando parceria e podendo assim atender uma parcela maior de pessoas que ainda precisam de casa para morar e se livrar muitas vezes do aluguel ou de viver juntos em casa de parentes. Estamos trabalhando para isso, e queremos nos próximos dois anos, trazer mais casas para tentar minimizar a falta de moradia (casa própria) em nosso município", finaliza o prefeito.
A Diretora Presidente da COHAB Maria Darci Mota Beck ressaltou as inúmeras parcerias que já realizou com o município de Passos Maia a assegurou a continuidade das parcerias também com a área rural do município, "enquanto eu ouvia o pronunciamento do presidente da câmara de Vereadores e também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais o seu Gecir Luiz Sutil falar das necessidades de programas de auxilio a construção ou reformas de novas moradias no meio rural, já falava aqui com o presidente da Cresol Denilson Rodigheri para criarmos uma parceria e auxiliar a esta classe de pessoas assim como estamos fazendo hoje com a Prefeitura de Passos Maia. É muito gratificante poder estar ajudando estas famílias a conquistar sua dignidade e ter a sua própria casa, para viver feliz e construir ali a sua família, queremos dar continuidade a isso e possibilitar o crescimento do número de pessoas atendidas em nossos programas sociais", enfatiza e diretora.
De 2005 até Setembro deste ano, já foram construídas em Passos Maia 114 unidades habitacionais através da COHAB-SC, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Trabalhadores, Cresol e Governo Municipal, através dos Programas Minha Casa Minha Vida, Subsidio Habitacional tanto para o meio rural quanto urbano, e cartas de crédito do FGTS, além de diversas reformas e ampliações principalmente para o meio rural do município. Outras entidades do município como a Cooptrasc em parceria com o INCRA do Governo Federal também dão subsídios para a construção e reformas de casas nas áreas de Assentamentos da reforma agrária, possibilitando também o acesso à moradia digna para as famílias assentadas no meio rural.
Giovani Wilmsen – Ascom Passos Maia