Uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social foi inaugurada no bairro Nossa Senhora de Lourdes na manhã dessa sexta-feira, dia 03 de setembro. Este empreendimento da Administração consolida no município de Xanxerê os avanços do Sistema Único de Assistência Social.
O município já possui uma unidade, situada no bairro Sufiatti, que atende a comunidade dos , bairros Aparecida, Castelo Branco, Colatto, João Winckler, Matinho, Santa Cruz, Santo Dias, Tonial, Vista Alegre, Bela Vista, São Romero, Castelo Branco e o próprio Sufiatti. A nova unidade, com 211 m², atenderá a comunidade dos bairros Bagatini, Bortolon, Esportes, Leandro, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Tarumã, Nossa Senhora de Fatima, Colina Verde, Pinheiro, Primo Tacca, São Pedro, Veneza, Vila Cesamo, São Jorge e Vila União.
A obra é resultado de um convênio com o Governo do Estado e teve um custo de R$ 174 mil, sendo R$ 74 a contrapartida da prefeitura de Xanxerê. A unidade terá cinco salas de atendimento, sala de coordenação, brinquedoteca, auditório, banheiro adaptado para deficientes físicos e fraldário.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, destacou o avanço do município na consolidação das propostas do SUAS. "Este é mais um compromisso firmado e alcançado pela Administração Municipal com o objetivo de cumprir as metas do SUAS, no que diz respeito ao atendimento da população em Assistência Social. Essa região está crescendo muito, em virtude dos projetos habitacionais, com o novo CRAS estaremos presentes também nessa região para prestar serviço de assistência social à população", ressalta Neusa.
A secretária apresentou a equipe que atuará na unidade, composta de uma coordenadora, duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma pessoa responsável pelos serviços gerais, uma monitora para fazer a parte administrativa e recepção.
O secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Derli Rodrigues também destacou o trabalho do município no desenvolvimento de ações na área social. "O município de Xanxerê, especialmente, este bairro, terão acesso a um novo sistema de assistência. O Cras vai dar uma assistência diferente, assistência de atividades para grupos de crianças, mulheres e idosos, sendo uma das iniciativas importantes que o sistema social brasileiro criou porque trará esta nova importância para a sociedade", informou o secretário.
O prefeito Bruno Bortoluzzi falou da necessidade de uma estrutura para combater as dificuldades sociais e a pobreza que ainda assola o país. "Eu sempre digo à secretária que o CRAS é um posto de saúde social, que trata das doenças que atingem o cidadão durante sua convivência na sociedade", define o prefeito.
Ascom Xanxerê