Nutricionista destaca o trabalho realizado na educação e saúde

Na ultima terça-feira (31) foi comemorado o dia do nutricionista. Em Ipuaçu a nutricionista Chaiana Marmentini realiza o trabalho nutricional em dois setores: saúde e educação.

A função da nutricionista é auxiliar como forma de prevenção e no tratamento de doenças utilizando a alimentação das pessoas. "Esse auxilio ocorre através de uma alimentação mais saudável e equilibrada", diz a nutricionista.

Educação

Na educação Chaiana trabalha a merenda escolar, elaborando o cardápio "sempre visando uma alimentação saudável e nutricional contendo alimentos de diferentes nutrientes que auxiliam na função escolar dos alunos", diz a nutricionista. Também é realizada a fiscalização das merendeiras para ver se o cardápio está sendo elaborado corretamente. "Realizamos capacitações com as merendeiras sobre alimentação e higiene", diz Chaiana.

Outra função na área da educação é ligada diretamente aos alunos.  O projeto é a avaliação nutricional onde os alunos da rede municipal são avaliados trimestralmente. É conferido o peso e a altura e os relatórios são enviados aos pais.

Saúde

Na Secretaria de Saúde a nutricionista realiza o acompanhamento clínico do paciente com agendamento. Durante a  consulta é verificado o peso, altura e índice de massa corporal onde as pessoas ficam sabendo como esta o estado nutricional e também depois, no caso de estar necessitando de dieta, é passado as informações corretas.

Os pacientes também são encaminhados para a nutricionista através dos médicos.

Especialização

Outro fator utilizado pela nutricionista é o uso de plantas medicinais. Chaiana esta fazendo especialização sobre fototerapia e já esta usando em alguns pacientes em Ipuaçu. Ela salienta que a fototerapia é o estudo de plantas medicinais para prevenção de doenças.

Chaina orienta que o importante é aderir a fitoterapia juntamente com o tratamento medicamentoso. "As pessoas devem ter consciência que não se deve usar só os fitoterápicos, mas sim os medicamentos receitados pelos médicos também", diz a nutricionista. Ela salienta que antes de usar as plantas medicinais, é importante a orientação de um profissional para saber a forma correta de utilizá-las.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu