Teve início na última semana o curso que vai capacitar 36 pessoas para operar máquinas de costura industrial em Abelardo Luz. O objetivo é qualificar mão-de-obra especializada a fim de atender a demanda do mercado de trabalho e posterior preenchimento de vagas em indústrias de confecções do município. A aula inaugural contou com a presença do prefeito Dilmar Fantinelli, secretários municipais e vereadores.
O curso de costura industrial beneficia pessoas que estão fora do mercado de trabalho, especialmente de famílias de baixa renda. A ação faz parte do programa de qualificação profissional, geração de emprego, renda e promoção social desenvolvido pelo Governo Municipal de Abelardo Luz, com o apoio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
As aulas são gratuitas e terão duração de três meses. A capacitação é realizada de segunda a sexta-feira no pavilhão I do Parque de Exposições "Manuel Lustosa Martins", com uma turma no período matutino e outra no turno vespertino. Do total de alunos matriculados, 34 são do sexo feminino e dois do sexo masculino.
Os alunos aprendem a trabalhar com máquinas profissionais e vão adquirir experiência na fabricação de calças de "jeans". Após o término do curso, os melhores aprendizes da "escola de confecção" serão contratados para trabalhar em uma das empresas de confecções parceiras do projeto.
Para o prefeito Dilmar Fantinelli, a qualificação profissional vai abrir portas para o mercado de trabalho e vai melhorar a condição de vida dos alunos que estarão aprendendo uma nova profissão. "Queremos ser um pólo de confecção na região. Por isso estamos investimento na capacitação da mão-de-obra e incentivando a vinda de novas empresas, impulsionando o desenvolvimento do setor e gerando mais renda às famílias", destacou.
Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz