O primeiro a ser visitado após a abertura da temporada de coleta de dados para o Censo do IBGE de 2010 em Passos Maia foi o Prefeito Osmar Tozzo em seu gabinete na manhã de segunda-feira. Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.
Cada um dos 191.972 recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.
De acordo com o Prefeito Osmar Tozzo, o Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos, investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.
Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet, emigração internacional, mortalidade e responsabilidade compartilhada. Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças de até dez anos, o curso de especialização de nível superior, o recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo entre outros dados importantes para o país.
Em Passos Maia são 588,6 km² de área territorial a serem percorridas pelos 8 recenseadores, que visitarão as 29 comunidades entre rurais tradicionais e assentamentos da reforma agrária, além da população dos bairros e do centro da cidade. Passos Maia de acordo com a última sondagem do IBGE em 2007, tinha 4.472 mil habitantes.
Giovani Wilmsen – Ascom Passos Maia