Na última sexta-feira (23) produtores rurais se encontraram no Centro de Múltiplo Uso para participar do Programa De Olho na Propriedade Rural. O Programa é uma parceria da Alfa, Sescop, Aurora, Sebrae e Senar e tem como objetivo aplicar o conhecimento adquirido durante o curso na propriedade rural.
Altair Viena de Almeida, gerente comercial da Alfa explica que o programa já é desenvolvido há muito tempo e tem a finalidade de organizar as propriedades rurais.
O Programa é dividido em duas etapas com seis encontros. Durante esse período o instrutor visita a propriedade.
O coordenador geral do projeto pela Aurora Joel Jose Pinto explica que o Programa já tem duração de 13 anos e a primeira etapa é para auxiliar o produtor a estruturar a empresa rural e depois iniciam os trabalhos práticos. "O produtor precisa fazer um diagnostico da propriedade para saber o que é entulho e colocar cada objeto em seu lugar", explica Joel.
Essa não é a primeira vez que o Programa é implantado em Ipuaçu. O casal Carlito e Carmem Pazinatto participaram no ano passado e comentam que nunca imaginaram que precisavam de tanta organização na propriedade. "Alem da separação de lixo, até a parabólica mudamos de lugar", explica Carlito.
Já Amarildo Bianchi e Cleber Girotto participaram pela primeira vez e acreditam que as propriedades precisam de melhorias. "As vezes passa despercebido por nós e uma pessoa com outra visão pode nos ajudar", diz Cleber.
Valdir Boiani, secretário municipal de agricultura avalia que o Programa traz benefícios para a propriedade rural: "alem de ser gratuíto, é uma oportunidade para deixar a propriedade mais bonita".
O Programa também objetiva a qualidade de vida, desperdício e faz com que os proprietários se sintam melhor dentro da propriedade.
Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu