You are currently viewing Merendeiras e serventes recebem capacitação

Merendeiras e serventes recebem capacitação

A capacitação foi dividida em duas etapas: pela parte da manhã foi o curso de culinária e a tarde boas práticas na produção da merenda escolar.

A capacitação foi realizada pela nutricionista Chaiana Marmentini através da Secretaria Municipal de Educação.

A aula de culinária foi realizada pela parte da manhã e teve o objetivo de desenvolver variadas receitas com o filé de tilapia. Esse ano as escolas passaram a incluir na merenda escolar peixe que vem do CONAB (Governo Federal). São recebidos filés e hambúrguer de peixe.

A nutricionista explica que a carne do peixe tem vários benefícios onde contem em média 18% de proteínas ricas em aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo, alem disso os peixes são excelentes fontes de sódio, potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, iodo, flúor, manganês e cobalto, alem de vitaminas A, D e de complexo B.

A aula de culinária ensinou como tirar os espinhos dos peixes, alem de praticar outras receita a base de peixe como panquecas, molhos, ensopados, peixe assado com legumes e bolinhos assados. Chaiana explica que tem várias formas de preparar peixe na merenda escolar, e não somente frito. "Alem de oferecer uma alimentação de melhor qualidade aos alunos do nosso município e melhorar o desempenho escolar das crianças, a inclusão dos pescados no cardápio da merenda escolar visa também recuperar o hábito de consumir peixes. Nesse sentido, a criança pode atuar como multiplicadora, consumindo e apreciando os pescados na escola, incentivando assim o consumo no ambiente familiar", explicou a nutricionista.   

A capacitação sobre as boas práticas na produção de merenda escolar foi realizada durante a tarde. Essa já é a segunda capacitação sobre esse tema nesse ano. Foram abordados temas como doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal, dos alimentos, do ambiente e dos equipamentos e utensílios e cuidados necessários na produção a merenda escolar.

Todas as participantes receberam uma apostila de receitas, um manual de boas práticas escolares e certificado de participação.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu