You are currently viewing Merendeiras e serventes com dia programado para capacitação nutricional

Merendeiras e serventes com dia programado para capacitação nutricional

A capacitação direcionada para merendeiras e serventes da rede municipal de ensino será realiza na próxima sexta-feira (23), dividido em duas etapas: curso de capacitação sobre as boas práticas na produção da merenda escolar e culinária.

A capacitação é realizada através da Secretaria Municipal de Educação de Ipuaçu. Na parte da manhã as participantes recebem o curso de culinária onde será abordado as várias formas de preparar files de peixes. Através da CONAB (Governo Federal), Ipuaçu passou a receber filés de peixe e hambúrguer de peixe para a merenda escolar.

Na parte da manhã, a nutricionista Chaiana Marmentini ira trabalhar culinária. Outras receitas a base de peixe como panquecas, molhos, ensopados, peixe assado com legumes e bolinhos assados serão explorados.  "Tem várias formas de preparar peixe na merenda escolar, e não somente frito", explica a nutricionista. Ela diz que nessas outras formas de preparar os alimentos pode-se usar técnicas para retiras os espinhos.

Chaiana explica que a carne do peixe tem vários benefícios onde contem em media 18% de proteínas ricas em aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo. "Com proteínas de alta digestibilidade, os peixes são excelentes fontes de sódio, potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, iodo, flúor, manganês e cobalto, alem de vitaminas A, D e de complexo B", explica a nutricionista.

A secretária de educação Clorete Ribeiro salientou que o peixe esta incrementando a merenda escolar que já é bem diversificada.

Durante a tarde as participantes recebem capacitação sobre boas praticas na produção de merenda escolar. Essa é a segunda capacitação nesse ano e serão abordados temas como doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal, dos alimentos, do ambiente e dos equipamentos e utensílios e cuidados necessários na produção a merenda escolar.

"Esse é um reforço dos temas abordados no inicio do ano e serve para fixar os conhecimentos", explica Chaiana.  Cada escola receberá um manual de boas práticas escolares elaborado pela nutricionista, que vai servir para as merendeiras tirar dúvidas. As participantes recebem certificado de participação.

Alexandra Gregianin – Ascom Ipuaçu