You are currently viewing Geólogos visitam Vargeão para mapear roteiro de novos estudos sobre a queda do meteorito

Geólogos visitam Vargeão para mapear roteiro de novos estudos sobre a queda do meteorito

Um grupo de geólogos ligados a Unicamp de São Paulo e da Mineropar do Paraná estiveram nesta semana mapeando um roteiro de visitação dentro da cratera formada no município pela queda de um meteorito a milhões de anos, localizada aonde hoje está instalado o município de Vargeão. Vários estudos já foram feitos especialmente pelo Geólogo Álvaro Penteado Crosta da Universidade Estadual de Campinas – São Paulo, que em suas pesquisas criou um artigo explicando a procedência da queda do meteorito, e um levantamento geral das áreas atingidas pelo fenômeno dentro dos 12,4 km de diâmetro ocasionado pela queda.

O Artigo intitulado como Astroblema – Domo de Vargeão, também denominado como Registro de Impacto Meteorítico sobre Rochas Vulcânicas da Bacia do Paraná, esta publicado no site http://vsites.unb.br/ig/sigep/sitio114/sitio114, disponível para visitação e conhecimento avançado sobre o "Domo de Vargeão", criado pelos geólogos Álvaro Penteado Crósta, César Kazzuo-Vieira, Asit Choudhuri, e Alfonso Schrank nos anos de 2003 e 2004.

Segundo o prefeito Amarildo Paglia, o Geólogo Álvaro Crosta informou que em 14 de Agosto de 2010, aproximadamente 30 geólogos de vários Países estarão visitando Vargeão para visualizar a cratera e buscar entender mais aprofundadamente o caso.

De acordo com o prefeito, este é mais um momento histórico para Vargeão que poderá definitivamente ser denominado como a "terra do meteoro", "são vários estudos que abordam a queda de um meteorito em Vargeão. Inclusive outros administradores já deram atenção sobre este assunto com o objetivo de criar com isso, um ponto de visitação turística explorando o diferencial que Vargeão possui a partir destas evidencias que tornam o município conhecido como a "terra do meteoro", sem dúvida é um grande potencial que precisamos estudar, investir e transformar definitivamente em um ponto turístico de conhecimento mundial", enfatiza o Prefeito.

Segundo parte do artigo escrito por Crósta, no Brasil apenas cinco estruturas são atualmente reconhecidas como astroblemas. Segundo Dietz (1961), astroblemas são crateras comprovadamente formadas por fenômenos de impacto de corpos extra-terrestres (genericamente chamados de ‘meteoritos') contra a superfície terrestre, já em estágios avançados de erosão. Outras seis estruturas brasileiras podem ter origem semelhante, embora ainda não haja evidências conclusivas para as mesmas (Romano & Crósta, 2003; Crósta, 2004).

Entre esses cinco astroblemas está o Domo de Vargeão, localizado na região oeste de Santa Catarina, com centro definido pelas coordenadas 26º49'S e 52º10'W. Com um diâmetro total de 12,4 quilômetros, esta feição encontra-se dentro dos limites municipais das cidades de Vargeão, Faxinal dos Guedes e Passos Maia, sendo a primeira delas situada no interior da estrutura, mais precisamente na borda meridional.

Giovani Wilmsen – Ascom Vargeão