You are currently viewing Professores ensinam matemática com jogos e brincadeiras

Professores ensinam matemática com jogos e brincadeiras

A matemática é uma das disciplinas mais importantes e, talvez, a mais difícil do currículo escolar. Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, três escolas municipais de Abelardo Luz, desenvolveram de 14 a 16 de junho, no Ginásio Paulo Roberto Falcão, o Projeto "Matematizando a Brincadeira", que ensina a disciplina de um jeito diferente, a partir de brincadeiras e atividades lúdicas.

O projeto contou com 30 jogos matemáticos (dominó, trilha, quebra-cabeça, soduku e raciocínio lógico) e envolveu 650 estudantes de 5ª a 8ª série das escolas Ernesto Sirino, Professor Laury Deon e Irineu Bornhausen. A iniciativa partiu das professoras Aline Festa, Daiana Muniz e Osmari Narzetti. O objetivo foi proporcionar a interação entre alunos e a matemática, além de mostrar como ela pode ser prazerosa de se aprender.

Através dos jogos e brincadeiras foi revisado o conteúdo trabalhado em sala de aula, tais como: operações básicas, potenciação, radiciação e geometria. "Muitos alunos não gostam da matemática e com essa aula diferente queremos cativá-los a gostar da disciplina", afirma a professora Osmari Narzetti.

A estudante Estefani Fontana, 10 anos, da escola Professor Laury Luiz Deon, aprovou a idéia e disse que achou mais fácil apreender matemática com as brincadeiras. "Achei bem legal, porque a gente brinca e presta mais atenção", destaca.

Márcio Magedanz – Ascom Abelardo Luz