Serão entregues nesta sexta-feira (28) as primeiras casas do projeto habitacional da Defesa Civil em Abelardo Luz. As famílias beneficiadas tiveram seus imóveis destruídos pelo vendaval em 2009 e também foram retiradas de áreas de risco. Nesta primeira etapa serão entregues 37 de um total de 70 moradias que serão construídas com recursos do Ministério da Integração Nacional.
Vinte duas casas foram construídas no bairro São João Maria e as outras 15 em terrenos individuais em outros bairros da cidade. A assinatura dos contratos habitacionais aconteceu na semana passada no gabinete do Prefeito Dilmar Fantinelli.
Antonio Carlos Prudente e a esposa Eliane viviam com os filhos em um barraco de lona no bairro São João Maria, que foi destruído pelo vendaval. O casal conta os dias para entrar na nova casa e recomeçar a vida em família. "Ter essa casa é um sonho de todo pai, pois agora meus filhos vão deixar o abrigo e poder voltar pra casa", relata Antonio.
Os beneficiários das casas populares terão que contribuir mensalmente com o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). O mesmo já acontece com os mutuários das 36 casas do PAC, inauguradas recentemente também no bairro São João Maria. Também é vetada a venda ou o repasse do imóvel a terceiros antes do período de 10 anos. Quem tentar vender o imóvel poderá perdê-lo definitivamente e não poderá mais se inscrever nos projetos habitacionais do governo.
As famílias terão que pagar um total de 120 parcelas de 29 UFMs por mês, o que hoje corresponde a R$ 49,30 reais. "O recurso vai ajudar a financiar a construção de outras moradias. Com o valor da primeira parcela vamos investir no pagamento do seguro de todas as residências", explica o prefeito Dilmar Fantinelli.
Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz