You are currently viewing Prefeitura faz ponto facultativo em comemoração aos 25 anos de Reforma Agrária

Prefeitura faz ponto facultativo em comemoração aos 25 anos de Reforma Agrária

Dia 25 de maio de 1985 é uma data histórica muito importante para milhares de famílias rurais de Santa Catarina. É o dia que marca o início da reforma agrária no estado com as ocupações de terras em Abelardo Luz e São Miguel do Oeste, lideradas Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em Abelardo Luz, a data será comemorada com uma grande confraternização no Assentamento 25 de Maio. A programação abre com alvorada festiva, a partir das 6h; e café da manhã, às 8h, no assentamento Serra Papuan, próximo ao monumento da Reforma Agrária. O ato comemorativo no assentamento 25 de maio acontece às 10h, com a presença de várias lideranças históricas. Em seguida será servido almoço e à tarde está programado show com Dante Ramon Ledesma, além da partilha do bolo comemorativo aos 25 anos de reforma agrária no município.

Em reconhecimento aos 25 anos da luta dos trabalhadores rurais pela democratização da terra, o governo municipal decretou ponto facultativo, nesta terça-feira (25), nas repartições públicas. "É uma forma de comemorarmos junto com as famílias a criação dos assentamentos em Abelardo Luz que são muito importantes para o desenvolvimento da nossa economia. São 1,5 mil famílias assentadas em 22 assentamentos que vieram pra ficar, fazendo com que Abelardo Luz crescesse em todos os sentidos, sendo exemplo de luta e de muitas conquistas", ressalta o prefeito Dilmar Fantinelli.

Na região dos assentamentos vivem cerca de seis mil pessoas, cerca 30% da população de Abelardo Luz. Também é dali que sai grande parte da produção de grãos e leite do município, o que tem incentivado a criação de pequenas agroindústrias como a indústria de conservas e o frigorífico de peixes da marca Terra Viva. Somente a produção leiteira chega a 2,5 milhões de litros por mês.

De acordo com Fantinelli, as famílias assentadas, junto com o MST, lutaram e conquistaram muitas coisas ao longo dos anos, tendo acesso a diversos serviços públicos. "Hoje os assentamentos contam com dois postos de saúde, dois núcleos escolares de ensino fundamental, duas escolas de ensino médio. Também estamos buscando melhorar cada vez mais a infraestrutura, levando obras e estradas de qualidade a todas as comunidades", destaca.

Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz