You are currently viewing Abelardo Luz emite carteira de identidade em até dois minutos

Abelardo Luz emite carteira de identidade em até dois minutos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Abelardo Luz é um dos primeiros municípios da região a adotar o novo sistema AFIS para emissão da carteira de identidade. Agora o documento fica pronto em poucos minutos. A novidade foi oficialmente apresentada, nesta sexta-feira (21), quando aconteceu uma demonstração pública do funcionamento do programa, com entrega de vários documentos a cidadãos que estavam na fila de espera, que contou a presença do prefeito Dilmar Fantinelli, secretários municipais, estudantes e a imprensa local.

O responsável do Setor de Identificação no município, Claudiomiro Derossi, explicou que o novo sistema foi implantado a partir de uma parceria com Governo Municipal, tornando o serviço muito mais rápido e prático. Segundo ele, o que antes demorava cerca de 15 dias, hoje é feito em até dois minutos. "Os dados são digitalizados e  enviados a central em Florianópolis. Se todos as informações estiverem corretas o cidadão já sai com a carteira de identidade na mão", explica.

Derossi ressalta ainda que, mesmo com o novo sistema, o valor das taxas continuam sendo as mesmas. Segundo ele, para emissão da primeira via é de R$ 13,30 e na segunda via R$ 22,20. "Agora vamos poder oferecer o serviço também a outros municípios da nossa região", destaca.

Economia

Para o prefeito Dilmar Fantinelli, a praticidade do sistema beneficia toda população, especialmente moradores do interior do município. "Muitas pessoas tinham que se deslocar até duas vezes à cidade para conseguir retirar a carteira de identidade. Hoje elas economizam o dinheiro da passagem e no mesmo dia ainda levam o documento para casa", enfatiza.

Um grupo de estudantes da escola municipal Professor Laury Luiz Deon também venho conhecer de perto como funciona o programa. Duas alunas ainda não tinham o documento e aproveitaram para fazê-lo. Uma delas foi a estudante Gracieli dos Santos de Lima, 15 anos, que mora na comunidade Fapar, a cerca de 30 km da cidade. "Pra mim que moro longe é muito importante pois em poucos minutos fica pronto", relatou.

Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz