As escolas da rede municipal de Ensino já iniciaram a seleção interna de calouros para a edição 2010 do Festival Estudantil da Canção (FEAL). Serão escolhidos 10 representantes de cada para participar da fase eliminatória que vai definir os três melhores intérpretes para a grande final em julho. A novidade deste ano é a escolha dos candidatos por categorias: 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª e Livre.
A Escola Básica Municipal Irineu Bornhausen foi uma das primeiras a realizar a seleção interna com os alunos, no dia 10 de maio. A etapa contou 50 inscritos, desde a Educação Infantil até a 8ª série do Ensino Fundamental, sendo 22 apresentações no período matutino e 28 no vespertino.
Os candidatos se apresentaram em dupla, trio e também individualmente, sendo acompanhados por instrumentos musicais pelo integrante do Grupo Canto Catarina, Diego Grosbelli. O corpo de jurados foi formado por professores, componentes da APP e mães de alunos.
Selecionados
Os 10 selecionados da EEB Irineu Bornhausen que passaram para a próxima fase, por ordem de classificação, são: trio formado por Ademar Tacca Junior, Felipe Bento da Silva e Julio César Rossoni, da 7ª série matutino, com a música "Pó Pegá"; Eduardo Ricardo, da 5ª série vespertino, com a música "Meteoro"; Eduardo Ficagna, da 8ª série matutino, com a música "Viver sonhando"; Sara Beatriz de Sales Ruchel, da 5ª série matutino, com a música "Fada"; a dupla Guilherme Dallagnol e Vinícius Gavasso Tamanho, da 5ª série vespertino, com a música "Fotos"; Erick Machado Camargo, da 4ª série matutino, com a música "Meteoro"; a dupla Fernanda Prior e Laura Cristina Biotto, da 4ª série matutino, com a música "Sinais"; Giulian Augusto Vaz, da 6ª série vespertino, com a música "Chora, me liga"; José Henrique Paim, da 5ª série vespertino, com a música"Filha"; e a dupla formada pelas alunas Andressa Wisnieski e Maria Gabriela Biazin, da 5ª série 3 vespertino, que interpretaram a música "Eu tô jogando verde".
Objetivo
O FEAL tem como objetivo descobrir novos talentos da música dentro das escolas do município, incentivando o intercâmbio cultural entre crianças, adolescentes e jovens. O festival é realizado pela secretaria municipal de Educação com apoio da Associação dos Ex-alunos Cenecistas de Abelardo Luz (AECA), entidade que promove o Festival da Música Popular e Sertaneja de Abelardo Luz (FEMPAL), um dos festivais mais tradicionais da região Sul. Os primeiros colocados em cada categoria terão a chance de cantar no Fempal no mês de setembro.
Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz