Na última sexta-feira (14) foi entregue ao produtor de suínos Edilberto Ceron uma unidade demonstrativa de biodigestor no município de Ipuaçu.
O recurso aplicado ao projeto piloto é público (Eletrobrás e Eletrosul) e tem objetivo de transformar uma região sustentável em produção de energia.
O produtor foi selecionado mediante algumas condições como participação na comunidade, estar próximo ao rio Uruguai, ter condições ambientais e estar com a propriedade aberta para visitação.
O Coordenador do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens e do Projeto Alto Uruguai Pedro Melchiores explica que o produto final do biodigestor é o gás metano que pode ser usado na produção de energia térmica ou elétrica. A produção é de 400 metros cúbicos de biogás para 35 dias.
O biodigestor esta em teste desde janeiro desse ano. Para o produtor contemplado, foi um projeto inovador na propriedade. Ele explica que alem de eliminar o forte cheiro também usa como biofertilizante na produção agrícola. "Futuramente pretendo usar para gerar energia", diz Edilberto.
Depois da solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Ipuaçu, a equipe e convidados se dirigiram a propriedade para a entrega.
O prefeito municipal de Ipuaçu Denilso Casal avaliou que o projeto ajuda a engrandecer a economia no município e destacou um dos projetos do governo federal que beneficia Ipuaçu: "o município foi favorecido com o programa "luz para todos", principalmente na área indígena". Denilso também lembrou do projeto que está em andamento em Ipuaçu. "Estamos em na fase do licenciamento da área para podermos instalar a usina de biogás com tecnologia alemã".
Ao todo foram contemplados com a instalação dos biodigestores 25 municípios da região de abrangência do Projeto Alto Uruguai nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, alem de outras ações desenvolvidas na região.
Em Ipuaçu o projeto é piloto e Melchiores explicou durante o evento que a prefeitura colaborou para o projeto evoluísse com a participação das máquinas da Secretaria de Obras.
A ação faz parte do Projeto Alto Uruguai – Cidadania, Energia e Meio Ambiente, projeto piloto coordenado pelo MAB, Unochapecó, IPPUR/UFRJ, Eletrobrás, Eletrosul e com apoio da Associação Bioenergia, Prefeituras e Sansuy.
Alexandra Gregianin/Ascom Ipuaçu