You are currently viewing \"Projeto Assentamento Solidário\" movimenta assentamento 25 de Maio

\"Projeto Assentamento Solidário\" movimenta assentamento 25 de Maio

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O movimento intenso de pessoas e de várias máquinas trabalhando ao mesmo tempo mudou a rotina na pacata sede do assentamento 25 de Maio, interior de Abelardo Luz, na última sexta (14), com a realização da primeira edição do ‘Assentamento Solidário', versão rural do Projeto Bairro Solidário. Com o envolvimento de moradores e servidores públicos municipais foram prestados diversos serviços gratuitos a população, além da execução de ações de bem coletivo para embelezamento da comunidade, que se prepara festejar os 25 anos da Reforma Agrária e da primeira ocupação de terra no município, no próximo dia 25 de maio.

Uma das ações de maior impacto foi o trabalho realizado pela secretaria municipal de Infraestrutura que disponibilizou uma patrulha de máquinas para executar melhorias na estrada principal, acesso ao cemitério e no pátio do centro comunitário. Várias cargas de brita foram colocadas na via e nos acessos secundários melhorando as condições de trafegabilidade, mudando também o visual da vila.

Ações comunitárias

Entre as ações comunitárias realizadas em conjunto com os moradores destacou-se o mutirão para construção de canteiros, floreiras, corte de grama, limpeza às margens da estrada e plantio de 200 árvores nativas em frente às escolas e espaços comunitários. O trabalho contou com a colaboração de membros da comunidade, MST, funcionários da Cooptrasc, Cooper Oeste e Epagri. "É uma ação importante em parceria com os movimentos sociais onde a comunidade é a protagonista de atividades que venham beneficiar ela mesma. A administração está de parabéns pela iniciativa de trazer também essas atividades esportivas, culturais e recreativas que devem continuar e ser fortalecidas em todos os assentamentos", salientou Ernesto Puhl, membro da direção do MST.

Serviços gratuitos

Enquanto que as atividades de embelezamento da comunidade iam acontecendo, vários outros serviços paralelos eram prestados aos moradores e estudantes por servidores do Governo Municipal. O mais procurado foi o serviço de confecção da carteira de identidade que beneficiou mais de 200 pessoas da 25 de Maio e assentamento próximos.
Na área da saúde foram realizados teste de diabetes, verificação da pressão arterial e campanha de vacinação contra a Influenza H1N1para pessoas de 30 a 39 anos.

Outra ação que atraiu muita gente foi a Oficina de Beleza que ofereceu maquiagem e corte de cabelo para mais de 130 pessoas. "Pra nós isso aqui é muito bom, porque pra gente se deslocar até a cidade é muito difícil. Espero que isso continue e sempre melhore", avaliou o morador Jair Turmina, que cortou o cabelo gratuitamente.

As crianças também se divertiram em atividades recreativas, pintura e brinquedos infláveis. Antes das brincadeiras tiveram que passar pela avaliação odontológica, contação de história e palestra de educação ambiental. A Secretaria de Assistência Social realizou o recadastramento das crianças no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que possui um núcleo na comunidade onde participam 100 alunos.

Junto com as ações do projeto tiveram início ainda as obras de reforma e ampliação da escola municipal da comunidade. A unidade ganhará novas salas de aula com a construção de um novo bloco escolar de dois pisos, totalizando 1.320 mil metros quadrados. O valor investido na obra será de R$ 229.667,00, sendo estes recursos próprios do Governo Municipal.

Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz