Teve início nesta quarta-feira (12), Dia Mundial do Enfermeiro, a 1ª Semana de Enfermagem em Abelardo Luz. A programação abriu com o encontro de profissionais que atuam na rede municipal de Saúde. Enfermeiros e técnicos participaram de dinâmicas e palestras sobre o tema: "Enfermagem: O poder do cuidado". Os profissionais também foram homenageados com o Hino da Enfermagem apresentado pelos alunos do Programa Projovem.
Um dos palestrantes do encontro foi o professor e psicanalista César Piccinin que abordou o histórico e importância da profissão na sociedade. Ele também realizou algumas dinâmicas de grupo com o objetivo de despertar a autoconfiança e motivar o trabalho em equipe, que é muito importante no dia a dia da profissão.
De acordo com a diretora de Saúde Keila Kindermann, o encontro teve como objetivo comemorar o Dia do Enfermeiro, além de motivar e valorizar a profissão. "Falamos sobre os desafios da profissão que é essencial na área da saúde, usando uma frase que reflete bem isso: É possível viver sem cura, mas não sem o cuidado", explica ela, que também é enfermeira de carreira.
Em Abelardo Luz, somente na rede municipal de Saúde, são 34 pessoas, entre enfermeiros e auxiliares, dedicando-se exclusivamente ao trabalho na área de enfermagem. "Cuidamos de pessoas de diversas classes sociais e com diferentes problemas de saúde. Por isso, buscamos com este encontro também mostrar mais uma vez o quanto estes profissionais são importantes nos dias de hoje", declara Keila.
O encontro aconteceu no Parque de Exposições Manoel Lustosa Martins, com a presença de outros profissionais. A Semana de Enfermagem vai de 12 a 20 de maio.
Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz