O Plano Municipal de Educação já vem sendo discutido desde o mês de março em Ipuaçu. Alguns seminários e fóruns já foram apresentados. Na última sexta-feira foi realizado o seminário sobre Ensino Fundamental e Educação Hospitalar. O seminário apresentou o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 939496), estabelece para o Ensino Fundamental; possibilidades de organização curricular que possa atender as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e também levantado propostas para a estruturação deste nível de ensino no Município.
A palestrante Loiva Trombini que tem em seu currículo (abaixo) vasto conhecimento explanou sobre os níveis da Educação Básica no Brasil conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Base de Educação: o Ensino Fundamental.
A secretária municipal de Educação de Ipuaçu Clorete Ribeiro explica destaca que essa pauta acontece em dois momentos: no seminário e no fórum. "No seminário avaliamos e sugerimos propostas para serem votada no fórum que posteriormente serão colocadas em prática nos próximos dez anos", disse Clorete.
"Este seminário que não é o primeiro em Ipuaçu, e é de extrema importância para a população local, pois reuniu pessoas para discutirem as questões que envolve o Ensino Fundamental", explicou Loiva. Ela salienta que o Ensino Fundamental a partir da nova LDB de 1996, deverá ser de 9 anos e não mais de 8 anos. "As crianças iniciam sua vida escolar com 4 anos já na Educação Infantil e aos 6 anos iniciam o Ensino Fundamental que costumávamos chamar de primeira série. O turno Integral também é uma prerrogativa da Lei", afirmou a palestrante que completou que o desenvolvimento da Leitura, escrita e cálculos como condição básica para o exercício da cidadania, é uma das finalidades do Ensino Fundamental.
Alexandra Gregianin/Ascom Ipuaçu