A prefeitura de Abelardo Luz está oferecendo subsídios de até 50%, do valor da hora máquina, nos serviços de terraplenagem aos agricultores que tiverem interesse em investir na produção de frango, suíno, leite e criação de peixes. O objetivo é diversificar a produção e fortalecer o setor produtivo, buscando aumentar o movimento econômico e fiscal do município.
A instalação de granjas de suínos, aviários e açudes são atividades que estão em crescimento no município, sendo boas perceptivas de renda ao produtor e um bom retorno fiscal ao município. Desde a criação do programa, em agosto de 2009, já foram executadas sete serviços de terraplenagem para construção de aviários e seis para chiqueiros, além de vários outros pedidos para açudes. A maioria das obras estão em andamento.
O auxílio de horas máquinas reduz os custos do produtor na construção das novas edificações rurais. Para obter o benefício de 50%, o interessado deve encaminhar pedido junto à secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que também é quem faz o acompanhamento dos trabalhos. O serviço de terraplenagem é executado por empresa terceirizada e o beneficio é de até 50 horas de máquinas por produtor", explica o secretário de Agricultura, Antonio Roque Vaz.
Com o subsídio de incentivo à cadeia produtiva , o Governo Municipal busca também aumentar a oferta de matéria-prima aos dois frigoríficos instalados no município: Avepar (aves) e Coopeal (peixes), além de outros existentes na região.
Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz