Secretaria de Educação realiza contação de Histórias nas Escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Faxinal dos Guedes, está desenvolvendo nesta semana o projeto Mala Literária e Contação de História em todas as escolas municipais. Segundo a Coordenadora Pedagógica, Janete Bonatto Gonçalves, o objetivo é homenagear o pai da Literatura Infantil, Monteiro Lobatto, além de desenvolver na criança o gosto pela leitura, tornar o conteúdo e as histórias mais atrativas. Paralelo a contação de história, acontece oficina de capacitação para os professores com a intenção de fazer com que eles também possa realizar esse trabalho em sala de aula através da construção de fantoches de obras literárias que, por sua vez, toca no imaginário das crianças, incentivando o hábito da leitura.

Além da formação do professor, há também a parte prática através da confecção de livros de histórias com materiais recicláveis, fantoches e outros. "São várias técnicas que a professora Vera Montovani está trabalhando para contar histórias.Tem o palco móvel, livros, fantoches, avental. É importante preparar o professor e fazer com o que o aluno se socialize e se sinta bem na escola e amplie seus conhecimentos. Quando uma criança lê, ela vai escrever melhor, falar melhor e vai viver em um mundo letrado", destaca Janete.

Conforme Vera Montovani, a sua atividade está relacionada a promoção do incentivo a leitura e produção textual. "Até hoje, infelizmente as práticas escolares nem sempre atingem o objetivo que é de formar leitores. A nossa proposta, tanto no ensino com os professores como contação de histórias é fazer essa retomada da importância da Literatura Infantil e do trabalho com as histórias na formação do ser humano", explica.

Cerca de 50 professores estão participando do curso e todos os alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais.

Janaína Mônego/Ascom Faxinal dos Guedes