A merenda escolar da rede municipal de Ensino de Abelardo Luz será complementada com alimentos da agricultura familiar. O edital de chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios direto do empreendedor familiar rural foi lançado nesta semana pela secretaria municipal de Educação. O prazo de cadastramento dos agricultores interessados encerra no dia 26 de abril.
Serão adquiridos dos pequenos produtores rurais verduras, legumes, cereais e produtos de panificação e também "in natura". Os preços estabelecidos terão como base de referência os preços praticados no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos serão adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "30% dos recursos do PNAE serão usados para compra direta do produtor local. Com isso vamos oferecer uma merenda com muito mais qualidade aos nossos alunos e assim incentivar a permanência dos agricultores no campo, fortalecendo também a relação dele com a comunidade escolar", ressalta a secretária de Educação, Iraci Chiquelero.
O período de fornecimento dos produtos às escolas será de seis meses e a quantidade de gêneros alimentícios é estimada com base nos cardápios elaborados pelo departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação. Para se inscrever os agricultores familiares devem entregar a documentação necessária até o dia estabelecido no Edital que está disponível aos interessados no mural da prefeitura e também na internet no endereço http://www.abelardoluz.sc.gov.br/ . Mais informações pelo telefone (49) 3445 5276.
Márcio Magedanz/Ascom Abelardo Luz