Mais de 50 crianças já foram atendidas no levantamento das condições dentárias de criança de zero a quatro anos. A ação teve inicio em Ipuaçu esse ano através da Secretaria Municipal de Saúde.
A dentista que atende essa ação Lidiane Burin explica que essa é uma das formas de orientar os pais na escovação e nos cuidados com os dentes das crianças. Essa também é uma forma de aproximação com a criança "é uma maneira de fazer com ela perca o medo do dentista", explica Lidiane.
A criança que faz parte da ação recebe um kit com carteira odontológica com orientação, escova, fio e creme dental.
Em todos os encontros que acontecem a cada dois meses a dentista entrega um questionário para se orientar sobre a saúde da família.
Lidiane recomenda alguns cuidados:
– Amamentar o bebê no seio, pelo menos até o sexto mês, e se possível, até os doze meses;
– Por volta do sexto mês, os primeiros dentes poderão apontar. Nessa ocasião o bebê não necessitará de mamadas tão freqüentes, pois a ingestão constante de alimentos, principalmente açucarados, poderão ocasionar a cárie;
– Procure regularizar o horário da sua alimentação. Evite fornecer alimentos durante a madrugada (mamadeira, peito, chás entre outros), pois a amamentação noturna poderá causar a "cárie de mamadeira".
– A noite, após a última alimentação, limpe toda a boca do seu bebê para retirar resíduos de alimentos das bochechas, gengivas e primeiros dentes.
Faça da seguinte maneira: molhe a gaze ou fralda limpa em água fervida ou filtrada, esfregue nos dentes e em toda a boca, inclusive a língua. Passe o cotonete na pasta de dente sobre todos os dentes.
Após o aparecimento dos primeiros molares (dentes de trás), utilize uma escova infantil macia, com uma quantidade mínima de pasta e faça movimentos vibratórios sobre os dentes. Comece a utilizar também o fio dental.
Não se esqueça: leve seu filho constantemente ao dentista. O atendimento odontológico pode ser realizado no seu bebê.
Atenção: o uso prolongado de chupetas e dedo pode modificar a posição normal dos dentes. Evite esse hábito.
Alexandra Gregianin- Ascom Ipuaçu