Começou esta semana a distribuição de material informativo sobre o "Bullying" em toda rede municipal de Ensino de Abelardo Luz. Além de receber cartilha explicativa, cartazes e marcadores de livros para trabalhar em sala de aula, os professores também realizarão outras ações com os alunos e pais alertando e combatendo o problema nas escolas.
Um grupo de profissionais da rede municipal, formado por coordenadores e assistentes técnicos pedagógicos, foram capacitados e serão responsáveis em repassar as orientações da campanha nas escolas e aos educadores."Temos que prevenir e estarmos atentos a este problema que em muito prejudica a apreendizagem das nossas crianças", enfatiza a secretária de Educação, Iraci Chiquelero.
A campanha de combate ao "bullying" é uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e das secretarias municipais de Educação. O trabalho que tem como alvo principal o público infantojuvenil das escolas catarinenses quer fomentar o respeito às diferenças entre as pessoas, sejam de pensamento, valores, culturas, cor, raça, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, etc.
O "bullying" é o termo inglês usado para descrever algum ato de violência física ou psicológica envolvendo, não só crianças, mas jovens e adultos. É praticado entre pares, ou seja, de indivíduo para individuo (de aluno para aluno) com o objetivo de intimidar ou agredir os outros na escola. Tem como consequência a baixa autoestima, baixo rendimento e evasão escolar, estresse, ansiedade e agressividade. Em caso mais graves, a vítima pode progredir para transtornos psicopatológicos como fobias, depressões, idéias suicidas e desejos intensos de vingança.
Márcio Magedanz
Jornalista DRT/SC 02455
Assessoria de Comunicação e Informação
Prefeitura Municipal de Abelardo Luz – SC